A identidade redesenhada do Google acerta
Ontem à noite, enquanto eu estava fazendo minha corrida noturna pela internet, notei o novo logotipo do Google em um favicon de uma nova aba que eu tinha acabado de abrir. “Isso não é uma guia do Google”, pensei. O que é aquilo?!
Então eu cliquei na guia e baixo e eis que era de fato uma página de resultados do Google, mas o logotipo do Google no canto superior esquerdo era muito diferente. No começo, pensei que fosse apenas mais um doodle do Google , então cliquei para ver do que se tratava. Mal sabia eu que o Google tinha de fato redesenhado sua identidade.
Uma animação peculiar e obrigatória do Google foi reproduzida, apagando o logotipo antigo que foi substituído pelo novo logotipo que vemos hoje.
Olhei para o novo logotipo por alguns minutos e uma mistura de emoções tomou conta de mim e as perguntas logo se seguiram. “Eu gosto disso?” “Esta é a direção certa?” “Parece bom?” Eu pensei sobre isso por mais alguns minutos e a resposta para todas essas perguntas foi um retumbante “Sim”. A coisa sobre logotipos (especialmente para empresas tão grandes e tão onipresentes como o Google) é que as pessoas muitas vezes formam laços com eles sem nem perceber.
E quando um logotipo é redesenhado ou alterado de alguma forma, é mais do que provável que você tenha algumas reações fortes, de uma forma ou de outra. Eu sei que fiz. Pense nos logotipos com os quais você cresceu e tente imaginar como você se sentiu quando eles mudaram ou quando foram redesenhados.
Yahoo! redesenhou seu logotipo há alguns anos e foi recebido com críticas . O Spotify acabou de mudar a cor de seu logotipo e muitas pessoas expressaram seu descontentamento.
Esses logotipos e símbolos carregam muitos significados e associações e até mesmo uma pequena mudança pode alterar automaticamente esses significados para nós. E uma mudança com a qual não nos sentimos confortáveis acaba por trazer sentimentos negativos e, portanto, impressões negativas. Então, qual é a diferença entre um redesenho bem-sucedido e um condenado?
Impressionado com o recente redesenho do Google, comecei a aprender mais sobre o que aconteceu em seu processo e encontrei esta postagem no blog da equipe de design do Google, que oferece algumas dicas sobre sua abordagem à nova identidade redesenhada. O 4º item do briefing imediatamente chamou minha atenção:
Um refinamento do que nos torna Googley, combinando o melhor da marca que nossos usuários conhecem e amam com uma consideração cuidadosa de como suas necessidades estão mudando.
É uma declaração simples que aborda imediatamente o que deve ser qualquer bom redesenho.
Tomando o melhor do que sabemos e sentimos sobre uma organização e considerando o que precisaremos para avançar. Um redesenho de logotipo (seja para uma pequena empresa ou uma grande corporação) não é apenas “uma nova camada de tinta”. Não se trata apenas de encontrar o equilíbrio perfeito, fluxo, legibilidade e qualquer linguagem de design gráfico que você queira usar. Não, um redesenho gráfico é sobre algo muito mais simples (ou mais complexo, dependendo de como você o vê).
É um reconhecimento do passado com um olhar para o futuro. Trata-se de pegar suas melhores qualidades como organização e refiná-las para permanecerem relevantes para o que está por vir. Acho que é por isso que o redesenho do Google deixou uma impressão positiva em mim.
Depois de saber da reestruturação do Google para a Alphabet recentemente, fiquei um pouco preocupado com o tipo de empresa que o Google se tornaria. Dado que a “Pesquisa” é uma das forças mais poderosas na internet há algum tempo, o redesenho do Google Site parece uma afirmação de que o Google ainda será o Google que conhecemos… mas um pouco diferente. Com o novo logotipo, o Google continua peculiar, divertido e alegre, mas um pouco adulto. Pelo menos parece assim por enquanto. O que acharam da nova reformulação?