Branding tradicional x marketing baseado em desempenho
Para ajudar a entender melhor a marca de desempenho, vamos comparar a marca tradicional e o marketing baseado em desempenho.
marca tradicional
Esforços de branding são aqueles que ajudam uma empresa a estabelecer e aumentar a consciência de sua identidade única. Iniciativas de branding são atividades no topo do funil . As pessoas que estão descobrindo uma marca provavelmente não estão prontas para comprar dela, e levará um tempo até chegarem ao fundo do funil, onde fazem uma compra e se tornam clientes.
O branding também se concentra em avaliações qualitativas, como reconhecimento e sentimento da marca . Como o branding depende de avaliações qualitativas, é mais difícil medir os resultados das campanhas de branding. As empresas também costumam atingir públicos mais amplos com suas marcas, embora isso esteja mudando um pouco.
Em vez de segmentar leads específicos, as empresas visam conscientizar o maior número possível de pessoas sobre sua marca, por exemplo. Essa segmentação mais ampla às vezes leva as empresas a usar canais de publicidade de saída mais tradicionais , como outdoors e anúncios de TV. Esses canais atingem um público amplo e não exigem segmentação precisa.
Marketing baseado em desempenho
O marketing de fundo de funil tende a ser mais baseado em desempenho do que o branding tradicional.
Esse tipo de marketing se concentra em métricas específicas, como leads ou vendas geradas. Ele também visa usuários que estão muito mais próximos de fazer uma compra, facilitando a vinculação de campanhas de marketing à conclusão de metas, como aumentar a receita de vendas. Por causa desses atributos, as empresas tendem a acompanhar seu marketing de fundo de funil muito mais de perto do que seus esforços de branding.
A transição para a marca baseada em desempenho
Inúmeros fatores contribuem para o aumento do interesse em marcas de performance. Um fator crucial é o acesso expandido à análise de marketing . Ao longo dos anos, as ferramentas de análise de marketing tornaram-se simultaneamente mais avançadas e mais acessíveis.
Agora qualquer pessoa pode coletar dados de marketing, analisá-los e interpretá-los usando ferramentas de análise de marketing como Google Analytics , Power BI e MarketingCloudFX . Muitas ferramentas analíticas usam inteligência artificial e várias outras tecnologias enquanto fornecem visualizações de dados fáceis de entender . Essas ferramentas também podem extrair dados de vários canais e campanhas para que você possa analisar tudo em um só lugar e obter uma visão mais abrangente de como sua marca e marketing funcionam juntos.
Junto com isso, o marketing continua se afastando dos canais tradicionais em direção aos digitais. Os gastos com publicidade digital superaram o tradicional pela primeira vez em 2019, e o digital continua crescendo em popularidade . Com o marketing digital, é muito mais fácil acompanhar os resultados de suas campanhas e você pode coletar dados precisos sobre seus leads, clientes e conversões graças às tecnologias digitais.
Esses métodos de rastreamento também se vinculam perfeitamente às ferramentas de análise de marketing. Com o marketing tradicional, você não tem esses recursos avançados; portanto, o surgimento do marketing digital ajudou a alimentar a mudança em direção ao marketing baseado em desempenho e à marca de desempenho.