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Como funciona o tráfego pago: definição e diferença com o tráfego orgânico

Como funciona o tráfego pago: definição e diferença com o tráfego orgânico

Antes de falar como funciona o tráfego pago, é necessário apresentarmos a definição do que é tráfego de uma forma geral. E nada mais é que a quantidade de visitas que seu site recebe. 

Também podemos dizer que é a forma com que as pessoas se conectam com seu site, como elas chegam até ele, seja por redes sociais, buscadores, ou até mesmo por outros websites.

E o tráfego pode ser subdividido entre tráfego orgânico, e tráfego pago. O primeiro acontece de forma espontânea, quando alguma pessoa, pesquisa algum assunto que esteja relacionado ao seu site, ou até mesmo busca diretamente pelo seu website.

Você ainda pode fazer pesquisas de seus resultados através do Google Analytics, My Business, e pelos Insights das redes sociais. Um grande diferencial do tráfego orgânico é seu baixo custo, porém seu alcance é bem menor que o pago. 

Mas essa foi apenas uma apresentação para que você tenha uma noção para diferenciar um do outro.

Vamos agora ao que interessa, tráfego pago.

Como funciona o tráfego pago: dicas de ouro

Muitas dúvidas nos vêm à cabeça sobre como funciona o tráfego pago, mas quando o comparamos com o tráfego orgânico, fica bem claro, pois, o tráfego pago tem um alcance e resposta bem superior, porém necessita de uma verba destinada especificamente para ele, daí seu nome.

Você pode acompanhar os resultados através de relatórios das ferramentas de tráfego como Google Ads, Facebook, Instagram Ads, Youtube Ads, entre outras opções.

Quando você cria uma campanha de anúncios, é possível escolher o perfil do cliente que você deseja alcançar, por exemplo, se você possui um restaurante de comida mexicana, irá criar um anúncio voltado para esse tipo de persona.

Mas afinal, o tráfego é pago, disso já sabemos, mas como acontece esse pagamento?

De forma geral, são duas as formas, ou você paga por clique do usuário ou paga por impressões.

  • Custo por Clique (CPC) 

Nas plataformas que optam por esse tipo de cobrança, você irá pagar por cada clique que receber em seu anúncio. Um exemplo de ferramenta que adota esse método de cobrança é o Google Ads.

Geralmente quem busca leads para seu e-commerce, ou até mesmo deseja mais engajamento nas redes sociais opta por esse modelo de cobrança.

Você pode limitar um valor máximo a ser investido no dia, e a partir daí a plataforma irá analisar a melhor forma de buscar a melhor quantidade de cliques durante o período de 24 horas.

  • Custo por Mil Impressões (CPM)

Nesse outro tipo de cobrança, você irá pagar a cada mil visualizações que tiver em seu anúncio. Isso ocorre nas principais plataformas, como Facebook Ads. Essas visualizações são chamadas de Impressões.

Você irá pagar por essas Impressões, mesmo que não haja nenhum clique desses usuários. 

Nesse formato de pagamento você obterá mais retorno na expansão da sua marca, do seu negócio em si. Você conseguirá um público maior do que se optasse pelo Custo por cliques.

O lado negativo, é que pode acontecer muitas impressões, e não ter nenhuma venda realizada. Por isso dizemos que é um tipo de pagamento mais focado para a expansão da marca.

Esperamos ter contribuído com nosso conteúdo, e ter te ensinado como funciona o tráfego pago. Mas antes de nos despedirmos, vamos deixar nossa última dica, que é um planejamento de trabalho.

  • Escolha um público alvo
  • Pesquise as redes sociais que seu público alvo mais utiliza
  • Quando for fazer anúncios, que o faça com clareza e não crie conteúdos mentirosos
  • Busque pelas melhores palavras chaves
  • Utilize o tráfego pago como ferramenta de remarketing
  • Defina dias e horários para os anúncios
  • Estabeleça um valor fixo para seus anúncios

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