O que é publicidade subliminar?
A publicidade subliminar refere-se a mensagens sutis incluídas em campanhas publicitárias destinadas a provocar uma reação subconsciente nos espectadores.
A ideia por trás das mensagens subliminares é que a maioria das decisões humanas acontece no subconsciente e não no consciente. Assim, as mensagens subliminares são tão sutis que as pessoas não as notam conscientemente, mas evidentes o suficiente para que seu subconsciente perceba.
Por exemplo, você pode incluir um determinado logotipo, símbolo ou palavra em algum lugar de uma fotografia. Um espectador não notará conscientemente o símbolo, mas seu cérebro o processará inconscientemente, tornando-o mais propenso a se envolver com o que quer que essa palavra ou símbolo represente.
Embora muitas vezes seja retratado como malicioso em tramas de TV exageradas, não é inerentemente assim na vida real. Muitas vezes, é uma tática de marketing bastante padrão. Por exemplo, é particularmente comum em logotipos de empresas , fazendo com que as pessoas associem uma determinada ideia à marca toda vez que veem seu nome.
5 exemplos de marketing subliminar
Quer saber como é o marketing subliminar na prática? Aqui estão cinco exemplos reais de publicidade subliminar em ação!
1. Amazônia
Um dos primeiros (e mais conhecidos) exemplos de marketing subliminar é o logotipo da marca Amazon . A maior parte do logotipo consiste simplesmente na palavra “Amazon”, mas abaixo das letras há uma seta amarela se movendo da esquerda para a direita.
Em um nível, a seta é simplesmente uma seta, ela sugere a frase “de a a z” porque se move entre essas duas letras no nome da Amazon. Mas também há uma mensagem subliminar diferente incluída: a seta se assemelha a um sorriso, fazendo com que os espectadores associam a Amazon a emoções positivas.
Nos últimos anos, a Amazon começou a ser menos sutil com essa mensagem, chegando ao ponto de retratar deliberadamente a seta como um sorriso em alguns de seus anúncios. Eles ainda têm uma estrutura de URL baseada em caridade conhecida como smile.amazon.com .
2. Tostitos
Outro exemplo de mensagens subliminares em logotipos de marcas é a Tostitos. Se não conhece esta marca, a Tostitos vende vários tipos de tortilla chips e dip. Seus comerciais geralmente apresentam encontros felizes de pessoas que compartilham uma tigela de salsa para suas batatas fritas Tostitos.
Mas você não precisa assistir seus comerciais para ver essas imagens. Está bem no logotipo deles, se você souber procurá-lo, poderá identificar o fato de que os dois “t’s” no meio da palavra são formatados para parecer pessoas de pau segurando um chip, enquanto o ponto acima do “i” parece uma tigela de salsa.
É difícil perceber se você não sabe que está lá, mas simplesmente olhando para o logotipo, sua mente subconsciente provavelmente ainda faz a conexão entre Tostitos e encontros felizes.
3. FedEx
Nosso próximo exemplo de mensagem subliminar está em outro logotipo, este da FedEx. Se você prestar atenção, notará que o logotipo da FedEx apresenta uma seta criada pelo espaço negativo entre o “E” e o “X” no final do logotipo.
A seta representa o fato de que a FedEx transporta mercadorias de um local para outro e significa que eles fazem isso rapidamente.
Este é um dos exemplos mais sutis de publicidade subliminar da lista, mas de muitas maneiras isso a torna mais eficaz, já que as pessoas nem percebem que estão fazendo a conexão entre a FedEx e a entrega rápida.
4. Disney
A Disney não é mais conhecida por sua sutileza – a maior parte de sua publicidade apresenta cores brilhantes e visuais chamativos. Mas isso não significa que não possa usar mensagens subliminares quando quiser.
O logotipo dos Piratas do Caribe, com uma caveira e dois itens cruzados (espadas, tochas ou ossos), foi observado para se assemelhar ao logotipo do Mickey da Disney.
O crânio forma a cabeça e os dois itens cruzados formam as orelhas. Como a Disney é dona dos Piratas, isso faz sentido como um movimento de marca .
Não há confirmação oficial de que essa mensagem subliminar foi intencional, mas considerando a propensão da Disney para esconder os logotipos do Mickey em seus parques temáticos, não parece improvável. Se for verdade, é uma maneira sutil, mas eficaz de ajudar a conectar os Piratas à marca maior da Disney.
5. Baskin-Robbins
Nosso exemplo final de publicidade subliminar é da Baskin-Robbins, novamente aparecendo em seu logotipo principal. O logotipo geralmente aparece como as iniciais “BR”, que são formatadas em uma fonte específica.
O que você pode não ter notado, porém, é que a fonte forma o número 31 usando pedaços das duas letras. Esse número é uma referência aos famosos 31 sabores da Baskin-Robbins, originalmente usados para promover a variedade sem precedentes de sabores de sorvete que a empresa oferecia.
A empresa às vezes tem sido referida usando o número no lugar do nome, as pessoas costumavam chamar a empresa de “31 Flavors” e no Japão, a empresa ainda é chamada de “31”. Ao fazer referência a esse número no logotipo, a Baskin-Robbins lembra sutilmente os espectadores de sua variedade de sabores sem precisar usar o próprio slogan.