O que são páginas em cache do Google?
As páginas da Web em cache do Google são essencialmente instantâneos das páginas do site ao longo do tempo.
Pegue a página inicial do seu site. Atualmente, o Google tem a versão mais recente dessa página armazenada em cache. Se você alterar completamente a aparência da sua página inicial amanhã, o Google em breve armazenará em cache essa versão também, mas o cache mais antigo ainda existirá.
Ao acessar o cache mais antigo, você pode voltar e ver como seu site estava antes de alterá-lo. E os caches são mais do que apenas capturas de tela: eles incluem o layout HTML completo da página, para que você ainda possa rolar por ela e seguir os links.
Você pode acessar cada um desses tipos de caches dependendo do que está tentando visualizar.
Por que o Google armazena em cache as páginas da web?
O Google armazena em cache as páginas da web como parte de seu processo de indexação e classificação . Todos os sites que aparecem nos resultados de pesquisa do Google devem primeiro ser indexados, exigindo que o Google verifique todo o site. Quando ele faz isso, ele cria caches. Ele cria um novo cache toda vez que verifica o site.
Ele usa os caches para determinar que tipo de conteúdo está em cada site e como esse site deve ser classificado nos resultados de pesquisa. Se você alterar seu site, o Google deverá criar um novo cache para reavaliar o conteúdo.
Por que você deseja visualizar as páginas em cache do Google?
Se você quiser ver a versão em cache mais recente de uma página em vez da versão ao vivo do site, poderá fazê-lo. Existem várias razões pelas quais você pode querer fazer isso.
Aqui estão três dos motivos mais comuns para visualizar uma versão em cache de uma página!
1. Você está enfrentando problemas em seu site
O primeiro motivo potencial para visualizar uma página da Web em cache é que o site ativo está com problemas.
Talvez um site esteja carregando muito devagar para você. Leva muito menos tempo para abrir um cache do que para gerar um site ativo do zero. Portanto, se um site estiver demorando muito para carregar , talvez você prefira simplesmente usar a versão em cache.
Ou talvez seu site esteja apresentando erros de conteúdo. Nesse caso, você pode acessar o cache do código-fonte para diagnosticar o problema.
2. A página que você quer está fora do ar
Outra razão para preferir ver uma página em cache é que você simplesmente não pode ver a versão ao vivo. Às vezes, as páginas ficam inativas para manutenção ou por causa de um problema técnico e, se você quiser visitar uma nessa condição, precisará usar a versão em cache.
Tenha em mente que neste cenário, você estaria mais ou menos limitado a ler a página. Se houvesse um formulário que você desejasse preencher, ele não funcionaria na versão em cache.
3. Você deseja ver uma versão anterior de uma página
Finalmente, você pode simplesmente querer ver como era uma página no passado.
Talvez você tenha atualizado recentemente seu site e queira ver como ele ficou antes de alterá-lo para poder comparar. Ou talvez você queira ver quais alterações foram feitas no site de um concorrente recentemente.
Em qualquer um desses casos, você pode acessar o cache anterior para ver a diferença.