Reúna melhor o feedback do projeto
Simplesmente descrevendo suas ideias de interface de usuário, pode ser difícil para outras pessoas entenderem o que você está tentando alcançar. Isso pode resultar em feedback ruim devido a má interpretação.
No entanto, com um protótipo, as pessoas podem ver sua ideia de maneira rápida e conveniente , dando a você uma probabilidade muito maior de que elas respondam com mais eficácia.
Se você trabalha com desenvolvedores e engenheiros, eles podem dizer se identificaram algum problema com o protótipo do ponto de vista deles e podem até oferecer soluções alternativas com base em sua experiência.
Protótipos podem ser uma ferramenta de apresentação
Na maioria das vezes, construir produtos baseados na web é um esforço colaborativo de várias pessoas.
Exceto em casos como projetos pessoais que você cria puramente para auto-realização, você provavelmente se encontrará trabalhando com clientes, funcionários, colegas, usuários, partes interessadas, etc.
Prototipar seus conceitos de design pode ser uma maneira eficaz de ilustrar suas ideias e obter aprovação/aprovação de seus superiores.
Há, no entanto, designers que argumentam que mostrar aos clientes um wireframe ou um protótipo de baixa fidelidade pode levar à confusão.
Por exemplo, Aida Zilic, designer de interface da agência de design digital Imulus, escreveu sobre como sua empresa decidiu não mostrar wireframes para seus clientes porque causava confusão e outras coisas que “podem acabar prejudicando o projeto e seus objetivos”.
É melhor ter cuidado ao apresentar seus protótipos. Existem ferramentas de prototipagem interativas de alta fidelidade que podem ser melhores para apresentações aos clientes.
GetLost Student Map é uma demonstração de um protótipo interativo e de alta fidelidade de um aplicativo móvel.
Ser capaz de realizar testes de usuário desde o início
No design centrado no usuário, a fonte mais valiosa de feedback são os usuários.
Um protótipo pode colocar o teste do usuário no início de um projeto, em vez de no final.
Uma coisa a ter em mente, porém, é que um protótipo de baixa fidelidade não será capaz de capturar as nuances que um design acabado e polido terá.
Por exemplo, se houver problemas com os usuários que encontram um botão da Web no qual precisam clicar, pode ser porque o peso visual do botão ainda não está representado adequadamente no protótipo de baixa fidelidade.
No entanto, acho que é seguro dizer que a realização de testes de usuário em protótipos pode ser eficaz para resolver problemas amplos de usabilidade, como fluxo de usuários, categorização de conteúdo e assim por diante.
Protótipos incentivam a colaboração
Como eu disse, a construção de produtos baseados na web provavelmente envolverá vários indivíduos. Os protótipos podem envolver todos no início do processo.
Seus clientes e empregadores podem ter uma prévia aproximada do que você vai construir para eles, e eles podem fornecer feedback e decisões antes de você assumir grandes compromissos que levariam muito tempo para serem revisados posteriormente. Seus colegas de equipe podem oferecer feedback e compartilhar suas preocupações antes que o design seja concluído.